OSAMU TEZUKA – O PAI DO MANGÁ
Publicado por José Aparecido em
OSAMU TEZUKA - O PAI DO MANGÁ

Osamu Tezuka – o pai do mangá, entrou para a história do mangá como um divulgador e influenciador da cultura pop japonesa, em virtude de ser um produtor de animes (desde 1952) e longas-metragens de 1960 a 1980, sendo que estes foram e continuam sendo lidos e assistidos pelos fãs do mundo inteiro.
Uma vez que foi um criador de diversos personagens famosos, esse mangaká foi reconhecido, no mundo do mangá, como Kamisama (Deus do mangá).
SEUS PRINCIPAIS PERSONAGENS DO MANGÁ
Como exemplo, vamos apresentar 3 deles:
1 – Kimba, o leão branco – Jungle Tiatel,
2 – A princesa e o cavaleiro – Ribbon no Kissi e
3 – Astro boy – Atomu Taishou.
1 – Kimba, o Leão Branco – Jungle Tiatel (1950-1954)


Kimba quando filhote passa um tempo longe da casa dos pais, e é criado por algumas pessoas, onde aprende as vantagens da cultura humana, decidindo assim voltar à selva para defender a paz, como fez seu pai.
Kimba descobre que apenas com a comunicação e o mútuo entendimento entre humanos e animais, será atingida a tão sonhada paz.
2 – A Princesa e o Cavaleiro – Ribbon no Kissi (1953-1956)

Relata as aventuras no Reino da Terra de Prata, da Princesa Saphire, que precisa fingir que é homem, pois neste reino, pela lei, somente os homens podem governar.
Esta farsa é justificada, pois na linha de sucessão estão o Duque Duralumínio e seu filho, o príncipe plástico, os malvados que querem provar a verdade sobre o nascimento dela com o propósito de tirá-la do trono.
3 – Astro boy – Atomu Taishou (1952-1968)

Passado num futuro próximo, numa sociedade onde a tecnologia robótica se torna tão avançada, de tal forma que passa a preocupar a população.
Essa tecnologia robótica começa a ser combatida, logo após os robôs, devido a sua sofisticação, começam a lutar por seus direitos de serem reconhecidos como uma espécie sensível.
Nisto surge o Astro Boy, um menino robô, com a missão de defender ambas as raças, buscando com isso promover a paz e a amizade entre eles.
Astro Boy, foi criado pelo mangaká Osamu Tezuka em 1952, dessa forma foi reconhecido como o primeiro herói do mangá.
Ganhou diversas adaptações em anime para a TV, sendo por isso referência na área, pois foi a primeira série animada vista no Japão.
MAIS QUE UM DESENHISTA DE MANGÁ

Osamu Tezuka o pai do mangá, mesmo com este título, não foi o criador dos mangás, mas com certeza é o autor que o tornou popular.
Tezuka usou o mangá como uma forma de escrever uma literatura de fácil entendimento, onde as crianças de fato fossem introduzidas a pensar nas questões sérias e importantes da vida.
Como pioneiro, inegavelmente suas técnicas e gêneros transformaram o mundo dos quadrinhos no Japão, e influenciam todos os personagens do mangá até hoje.

0 comentário