Design Gráfico: O que Faz?

Publicado por José Aparecido em

DESING GRÁFICO: O QUE FAZ?

o que faz o desing grafico

O que faz o Design Gráfico?

De maneira resumida o Designer Gráfico é o profissional responsável pela comunicação visual das marcas.

Ficam por sua conta a criação de projetos com a produção de diversos materiais visuais, com a finalidade de serem utilizados para a divulgação de produtos, clientes e empresas.

O design gráfico é uma profissão bastante requisitada tanto para a contratação nas empresas, assim como no trabalho freelancer.

DESIGNER GRÁFICO: O QUE É?

O designer gráfico é um profissional muito requisitado no mercado da comunicação visual, atua principalmente na criação de layout para produtos e embalagens, e também no processo criativo da identidade de marcas para clientes e empresas.

Os principais requisitos para se tornar um bom designer gráfico, é ter senso estético, ser criativo e sem dúvidas buscar sempre a inovação.

Daí a necessidade de sempre estar se capacitando e se atualizando às novidades do mercado criativo, como uma forma de destacar seu trabalho profissional.

Comprometimento com as entregas e prazos, também é um diferencial para fidelizar clientes, e se tornar uma referência em atendimento na área.

DESIGNER GRÁFICO: O QUE FAZ?

O Designer Gráfico trabalha na criação de artes visuais que podem ser produzidas tanto na  forma de panfletos, jornais e revistas, outdoors, ou como para o universo online,  por meio de sites e das redes sociais, mercados sempre em expansão e de grandes oportunidades.

Desenvolve o Design de Produtos, através de desenhos e ilustrações tridimensionais, e no Design de Interiores, com a criação e desenvolvimento de projetos e de plantas. Pode atuar também em mercados emergentes como o design de moda, game design e UX Design.

É muito importante para o designer gráfico ter criatividade e habilidade artística para a arte visual, o que requer conhecimento apurado das cores, tipografias, formatos, texturas e seleção de imagens.

DESIGN GRÁFICO: SUAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS

Para alcançar seus objetivos no trabalho, o designer gráfico precisa utilizar algumas ferramentas específicas que vão garantir os melhores resultados em suas artes profissionais.

Abaixo os principais softwares do mercado, clique nos links e você será direcionado para o site, onde  terá acesso às versões gratuitas e pagas de cada software, além de todos os detalhes técnicos e opções que cada um traz para a sua criação visual.

COREL DRAW É um programa de ilustração vetorial bidimensional, onde é possível criar designs em praticamente qualquer dispositivo.

Muito utilizado pelos profissionais designers, pois disponibiliza uma série muito grande de recursos. 

ADOBE PHOTOSHOPMuitos designers profissionais o consideram como o software indispensável para a  criação de imagens.

Sempre presente nos melhores projetos de criação, com um número expressivo de valiosas funções.

Desde a composição de desenho até a pintura digital, animação e edição de fotos, suas funcionalidades são muito abrangentes.

ILLUSTRATOR – O Illustrator é indicado para a criação de artes vetoriais e ilustrações.

Assim como o Photoshop é um software da Adobe, o que permite a execução de trabalhos em conjunto com o Photoshop.

INDESIGN – O InDesign é a ferramenta líder que possibilita a criação e a publicação de layouts sofisticados para impressão e publicação digital.

Com este software você cria panfletos, jornais e revistas, contando com tipografias elegantes e imagens do Adobe Stock

APRESENTAÇÃO DE PORTIFÓLIO

Uma dica bacana para o designer gráfico é quanto à apresentação de forma profissional dos seus trabalhos.

O ideal para o designer gráfico é hospedar seus trabalhos em uma plataforma de portfólio, as mais conhecidas são: Adobe Portfólio e o Behance.

Nessas plataformas seus trabalhos podem ser devidamente avaliados, e sua criação artística terá a oportunidade de se propagar no mercado do design gráfico.

Além disso, você como design gráfico terá acesso aos trabalhos de outros profissionais do ramo, tendo também acesso a novas ideias e apresentações artísticas atualizadas.

Um dos quesitos para se tornar um Designer Gráfico profissional, como mencionamos lá no começo da matéria, é a sua visão sobre a importância da capacitação e atualização profissional.

Vale como uma forma de estar sempre atento às atualizações das ferramentas, e como utilizá-las de maneira eficiente.

Um Curso de Design Gráfico é a oportunidade para você ter acesso às principais softwares de criação e ter a oportunidade de, se for o caso, aprender ou, melhor ainda, aperfeiçoar o seu conhecimento.

Lembre-se um curso de design gráfico não é uma despesa, é um investimento, para você que busca algo concreto e de longo prazo.

Um abraço e boa sorte!


0 comentário

Deixe uma resposta